Agenda de Compromissos

Outubro

01 - Igreja Batista Central - Jantar para casais - Abreu e Lima
09 - Igreja Batista Pinheirópolis - Encontro de Mulheres - Caruaru - PE
15-17 - Igreja Batista Bíblica - Congresso de Missões - Terra Vermelha - PE
22 - Igreja Batista Rhemaná - 1º Retiro de Mulheres - Rafael - PE
23 - Igreja Betesda Caruaru - Culto da Família - PE
27-31 - SEPAL - Retiro e reunião do comitê - Foz do Iguaçu - PR

sexta-feira, 11 de março de 2011

Uma Mulher Ideal

Mulher virtuosa, quem a achará?” (Provérbios 31:10)

A ANÔNIMA MULHER DE PROVÉRBIOS 31, ERA UMA MULHER IDEAL

Introdução – A mulher descrita em Provérbios 31 era simplesmente perfeita. Certamente todas as mulheres cristãs desejam ser como ela, e todo homem deseja ter uma esposa assim. Primeiro, ela não passava por crise de qualquer tipo em sua vida. Não tinha problemas familiares com o marido, nem com os filhos, sua casa era um verdadeiro céu. Não passava por problemas financeiros pois trabalhava como uma executiva do século XXI, fazia bons negócios e era sempre bem sucedida. Ah! Ela tinha empregadas que cumpriam as suas ordens e a ajudavam em todas as suas tarefas, por isso ela não tinha estresse doméstico. Socialmente falando, freqüentava a roda da alta sociedade, e seu marido era notado pelas pessoas enquanto sentava entre juízes, líderes e governantes. Além de tudo, era uma mulher santa, sem problemas espirituais. Colocava a beleza física em 2° plano, e exaltava a beleza interior, reconhecendo que o verdadeiro elogio a uma mulher deveria ser por sua intimidade e temor ao Senhor.

Qual o segredo desta mulher? podemos perguntar! Certamente não há uma regra fixa e simples a ser repetida por todas as mulheres para alcançar o sucesso da mulher virtuosa, mas nas características citadas no texto, vemos uma que é marcante, o amor. Segundo o Dr. Merval Rosa, uma pessoa sadia ama e produz. A mulher virtuosa possuía estas duas características. O resultado de uma vida cheia de amor é uma vida virtuosa, que passaremos a descrever agora. Ela possuía amor e o colocava nos seus relacionamentos e ações.

1- O AMOR A SI MESMA (V. 10b) “O seu valor excede o de finas jóias”

Este é o primeiro amor que notamos no início da descrição das características desta mulher. É ressaltado do seu valor pessoal. Ela valia mais que as jóias muito caras. Um dos maiores valores que uma mulher possui está na consciência de quanto ela vale. Quantas mulheres não sabem disso e vendem o seu corpo como objeto a um homem para que ele o use e “desfrute” dele por alguns momentos apenas, para a satisfação de seus desejos físicos. Outras são espancadas e se deixam espancar por não saberem quanto valem. A mulher virtuosa tinha a percepção que foi criada à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26,27). Ela sabia que uma só mulher, vale mais que toda a riqueza do mundo junta. A mulher virtuosa amava a si mesma.

2- O AMOR À SUA FAMÍLIA (V. 11, 12, 21, 23, 28) “O coração do seu marido confia nela.”

Pelo menos 5 vezes foram feitas referências à sua relação familiar. Esta mulher amava a seu marido e a seus filhos. Havia entre ela e o marido, por exemplo, uma forte relação de confiança e afeto, que são dois fortes pilares de um relacionamento conjugal sadio. Quando um casal se ama, há o desejo de um ser fiel ao outro, e de buscar sempre o bem estar do outro. Infelizmente a quantidade de traições cresce bastante em nossos dias. Tanto homens quanto mulheres traem, rompendo assim o afeto e a confiança entre eles.

Seus filhos a elogiavam e eram também por ela cuidados e agasalhados nos momentos de frio. Havia naquela família uma relação de troca afetuosa que também pode haver nas nossas. Mulheres que tratam mal a seus filhos, e são por eles maltratadas, precisam buscar ajuda para que o amor flua nessa relação familiar. A mulher virtuosa, amava a sua família.

3- O AMOR AO SEU TRABALHO (V. 13-19) “...de bom grado, trabalha com as mãos”

Em se tratando de ocupação no mercado de trabalho, esta mulher estava bem à frente de seu tempo. No meio de uma cultura machista há mais de 700 anos antes de Cristo, ela parecia uma mulher-mãe que vive nos nossos dias, em pleno século XXI, com uma jornada tripla de trabalho: duas fora de casa e uma em casa. Levantava cedo, trabalhava com as mãos, providenciava o pão para a sua casa, comprava, vendia, delegava, ajudava aos pobres... Posso imaginar que ela ainda arranjava um tempinho para cuidar de sua beleza feminina.

Ela trabalhava com muita alegria e amor, e por isso o seu trabalho fluía de forma natural e era produtivo.

Quando não amamos o trabalho que fazemos, então levantamos com preguiça, resmungamos, reclamamos, somos pessimistas e os resultados não acontecem. A mulher de Provérbios 31, via virtude em seu trabalho, e o fazia com amor.

4- O AMOR AO SENHOR (V.30) “...a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”

Conquanto ela fosse exaltada por todas as outras qualidades já citadas, o texto é enfático ao dizer que a mulher que deve ser louvada, é a que teme ao Senhor, cuja beleza mais importante é a interior. É muito provável que ela fosse também uma mulher bonita, pois se cuidava, trabalhava e fazia tudo com amor, e isso embeleza as pessoas, O “poetinha”, como era carinhosamente chamado Vinícius de Morais, se enganou quando disse: “as feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. Ele estava enfatizando apenas as curvas e o balanço das “garotas de Ipanema”, que não contam para o desenvolvimento da beleza interior, que é o amor e o temor ao Senhor. Às vezes até atrapalha, pois algumas mulheres quando se acham muito bonitas se tornam vaidosas e orgulhosas, afastando-se assim de Deus. Para uma mulher ser bonita de verdade, ela precisa amar e temer ao Senhor.

Concluímos com essas quadrinhas que dedicamos a todas as mulheres que desejam ser virtuosas.

MULHER VIRTUOSA: UMA MULHER IDEAL

I

UMA MULHER VIRTUOSA

É A MULHER IDEAL

ELA É TRABALHADORA

SEMPRE FAZ BEM E NÃO MAL

ENTRE PESSOAS IMPORTANTES

SEU MARIDO É O TAL

E ENTRE OS COMERCIANTES

ELA FAZ BONS NEGÓCIOS AFINAL

II

SEUS FILHOS A CHAMAM DITOSA

E ANDAM SEMPRE BEM VESTIDOS

DESFRUTAM FARTURA NA MESA

ESTÃO SEMPRE GARANTIDOS

DEVIA SER BONITA POR FORA

APESAR DE SABER COM FERVOR

QUE A VERDADEIRA BELEZA

DA MULHER QUE TEME AO SENHOR

É A BELEZA INTERIOR

Que Deus as abençoe

Pr. Marcos Quaresma

Nenhum comentário:

Postar um comentário