Agenda de Compromissos

Outubro

01 - Igreja Batista Central - Jantar para casais - Abreu e Lima
09 - Igreja Batista Pinheirópolis - Encontro de Mulheres - Caruaru - PE
15-17 - Igreja Batista Bíblica - Congresso de Missões - Terra Vermelha - PE
22 - Igreja Batista Rhemaná - 1º Retiro de Mulheres - Rafael - PE
23 - Igreja Betesda Caruaru - Culto da Família - PE
27-31 - SEPAL - Retiro e reunião do comitê - Foz do Iguaçu - PR

quarta-feira, 16 de março de 2011

Uma Mulher no caos

“Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água...” (Oséias 2:5b)
GÔMER, ERA UMA MULHER (DES)VIRTUOSA, UMA MULHER NO CAOS


Introdução – Gômer, a esposa do profeta Oséias, em nada se parece com a mulher virtuosa de Provérbios 31. Ao invés de amar a seu marido ela o traiu e o abandonou, como também a seus filhos. Ao invés de trabalhar, buscava o pão na prática da prostituição. Não era pura, mas pecadora, cometendo toda sorte de impureza possível a uma mulher. Era insegura e triste, sem auto-estima e andava errante, sem afeto, em busca de aventuras. Podemos chamá-la de mulher (des)virtuosa. Não amava a si mesma, não amava a seu marido, nem a seus filhos, nem a seus amantes, tão pouco aos valores eternos do Senhor. Só amava aos prazeres transitórios da vida: muito sexo, bebida, noitadas, gargalhadas em alta voz, mas vazias de sentido... Quem sabe dizendo algumas vezes: “quanto mais melhor”, sem medir as conseqüências de seus atos. Mesmo tendo sido muito amada por seu marido, desprezou este grande amor.
A expressão que caracterizava Gômer, esposa do profeta Oséias era o não-amor. A ausência do amor de Deus em sua vida, fazia com que ela não amasse a si mesma, nem ao seu marido nem aos seus filhos. Ela não conseguia amar a vida, por isso buscava tantas alternativas de prazeres passageiros, transformando sua vida num verdadeiro caos.
Assim foi a sua vida:

1. O NÃO-AMOR A SI MESMA (Oséias 1:2) “...uma mulher de prostituições”
Gômer era uma mulher que vivia na prática da prostituição. As causas que a levaram a tal situação, não se sabe exatamente, mas certamente um dos elementos que faz uma pessoa não se amar é a ausência de amor de seus pais e de sua família, o seu mundo importante, ou significativo. Uma mulher que vende seu corpo, ou outros valores do seu ser, como a sua consciência por exemplo, é uma pessoa que ainda não descobriu o seu verdadeiro valor, ainda não aprendeu a amar a si mesma.
Uma mulher que nunca foi muito amada e de repente recebe uma “over dose” de amor, pode não se sentir merecedora deste amor e ao invés de retribuir com amor, ela machuca e rejeita quem a ama.
A esposa de Oséias, Gômer, não amava a si mesma.

2. O NÃO-AMOR A SUA FAMÍLIA (Oséias 2:5a) “...irei atrás de meus amantes...”
É incrível como isso pôde acontecer, mas infelizmente aconteceu e ainda acontece. Mulheres deixam seus maridos e seus filhos e vão atrás de aventuras amorosas, loucamente apaixonadas. Às vezes influenciadas por amigas, vizinhas, filmes ou novelas perniciosas que estimulam este tipo de comportamento.
Sem conseguir resistir, ela se lançava no mundo e sofria as conseqüências dolorosas. Procurava prazer, bebida, comida... fora de casa. Buscava o proibido e o diferente, porque sua relação com seu marido e filhos não era de afeto e de confiança. Mesmo que eles a amassem muito, ela não conseguia amá-los. Como deve ter doido o coração de Oséias e de seus filhos, ao serem rejeitados por sua esposa e mãe.
Assim também sofre o Senhor, quando nós o traímos e o deixamos com nossas “prostituições”.
A mulher de Oséias, não amava a sua família.

3. O NÃO-AMOR AOS SEUS AMANTES (Oséias 2:5b) “...meus amantes me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas”
A busca por amantes, não era uma busca por um amor de verdade, mas “justificada” pela satisfação das necessidades básicas, que por sinal já eram supridas dentro de casa. Gômer era uma mulher ansiosa, que nada a satisfazia, era inquieta. Quanto mais tinha, mais queria. Como símbolo do próprio povo de Israel, quando desejou um rei. O Senhor queria ser o rei deles, mas disseram o seguinte a Samuel: “constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós... como o têm todas as nações” (I Samuel 8:5).
Ás vezes é exatamente assim que acontece com algumas mulheres, homens e famílias em geral. A nossa ansiedade nos leva a desejar o que não temos, deixando de ver o que possuímos, que muitas vezes é muito mais precioso. Como diz o ditado popular: “A grama do vizinho é sempre mais verde, e a galinha do vizinho sempre mais gorda.”
O não-amor a si mesma gerou em Gômer outros não-amores.

4. O NÃO-AMOR AOS VALORES DO SENHOR (V. 2:13b) “Andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o Senhor.”
Por mais que recebesse o amor do Senhor e conhecesse os seus valores através do profeta Oséias, ela não conseguia experimentá-los. Encontrava sempre uma forma de fazer algo errado para contrariar a Deus e rejeitar o seu amor. “Festas, luas novas, sábados solenidades, prostituições, amantes, trigo, vinho, óleo...” Vendendo o corpo com pagamento e tudo. “a paga que me deram meus amantes” (v.12).
O Senhor deu a ela a oportunidade de mudar de vida, ser transformada, receber e viver este amor eterno e maravilhoso (2:14-23). Tentativas foram feitas, mas ao que parece a esposa de Oséias, símbolo do povo de Deus, não aproveitou a chance, e outra vez voltou aos seus caminhos de prostituição e erro: “Ó Efraim, que tenho eu com os ídolos?” (14:8a).
As mulheres virtuosas que amam a Deus devem aproveitar as oportunidades para melhorar o seu relacionamento com Ele, amando-O e aos seus valores.
A esposa de Oséias, uma mulher (des)virtuosa, não amou os valores do Senhor, e sua vida tornou-se num caos.
Dedico essas quadrinhas a todas as mulheres que não desejam que suas vidas sejam um caos.

MULHER (DES)VIRTUOSA: UMA MULHER NO CAOS

I
GÔMER, A MULHER DE OSÉIAS
NÃO ERA UMA MULHER IDEAL
ELA FOI MUITO AMADA
MESMO ANDANDO NO CAMINHO MAL
AINDA NA SUA VIDA ERRADA
FOI POR AMOR PERDOADA:
AMOR INCONDICIONAL

II
MAS ELA FEZ A OPÇÃO
DE JOGAR FORA UM GRANDE AMOR
E COM ESSA TRAIÇÃO
ENCHEU UM CORAÇÃO DE DOR
RETORNOU À VIDA ANTIGA
AO SER PELA TENTAÇÃO ATRAÍDA
VOLTOU À RUA DO AMARGOR
PARA UM CAMINHO DISTANTE
LONGE DO AMOR DO SENHOR

Que Deus abençoe a todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário