Agenda de Compromissos

Outubro

01 - Igreja Batista Central - Jantar para casais - Abreu e Lima
09 - Igreja Batista Pinheirópolis - Encontro de Mulheres - Caruaru - PE
15-17 - Igreja Batista Bíblica - Congresso de Missões - Terra Vermelha - PE
22 - Igreja Batista Rhemaná - 1º Retiro de Mulheres - Rafael - PE
23 - Igreja Betesda Caruaru - Culto da Família - PE
27-31 - SEPAL - Retiro e reunião do comitê - Foz do Iguaçu - PR

quarta-feira, 9 de março de 2011

Uma Mulher Real

“Senhor dá-me dessa água, para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la”.
(João 4:15b)
A SAMARITANA QUE ENCONTROU JESUS, ERA UMA MULHER REAL

Introdução – A mulher samaritana, era uma mulher real, que passou por diversas crises em sua vida, como muitas neste mundo também passam.
Por ser discriminada pelos judeus e mal vista por sua sociedade, freqüentava o poço d’água nos horários de pouco movimento.
Pelo que podemos ler na história do capítulo 4 do Evangelho de João, ela era muito sofrida, já que tinha passado por cinco separações.
A mulher samaritana também se sentia culpada por ser “a outra” de um homem casado, com o qual estava envolvida. Era uma pessoa com a alma árida, com muitas sedes: Sede de água (H2O), mas também sede de um verdadeiro amor, que havia buscado em cinco casamentos que não deram certo. Todas as suas investidas amorosas fracassaram, e a atual não iria muito longe.
Era solitária, pois buscava água sozinha no poço, que simboliza também a sua situação: Ela chegou ao “fundo do poço”. A Psicoterapeuta Fátima Fontes costuma dizer que a vantagem de se chegar ao fundo do poço é que só há uma saída: prá cima!
Mas ao encontrar-se com Jesus, viu uma oportunidade de mudança. Discutiu história, discriminação racial e teologia com ele, e afinal rendeu-se ao seu poder e aos seus argumentos amorosos. Passou por uma profunda restauração e mudou de vida. Bebeu a água viva, nunca mais voltou a ter sede, e ainda distribuiu com seus amigos.
A samaritana, era uma mulher real, que passou por momentos difíceis, e conseguiu superá-los e se restaurar na companhia de Cristo.
A palavra que marca a vida da samaritana é restauração, que aconteceu da seguinte forma:

1. NÃO AMAVA A SI MESMA (V.17) “...cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens, não é teu...”
O não amor a si mesma, fez com que aquela mulher não amasse aos “seus maridos”, nem à sua próxima (estava com o marido de outra), e assim levava uma vida entre erros e acertos, com mais erros do que acertos.
Certa irmã após separar de seu marido disse: “Aquela foi a caneta mais pesada que eu já segurei”. As dores de um divórcio ao que aprece, são muito grandes, pois deixam marcas profundas na alma do casal e também de seus filhos.
Algumas mulheres amam muito a seus maridos e filhos e realmente devem amá-los, mas esquecem de amarem a si mesmas conforme o mandamento de Jesus: “... amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22.39b)
A mulher samaritana não amava a si mesma.

2. AMAVA A RELIGIÃO, MAS NÃO CONHECIA A DEUS (V. 20) “Nossos pais adoravam neste monte...”
Desde a divisão de Israel entre o reino do norte (Israel) e do sul (Judá): I Reis 12, não há harmonia entre judeus e samaritanos. Primeiro porque os samaritanos fizeram um novo centro de adoração ao Senhor. Em segundo lugar, a situação se agravou quando houve o exílio do reino do norte (Israel), para a Assíria, pois os principais cidadãos de Israel foram levados cativos em 722 antes de Cristo. Parte do povo conquistado foi levado como escravo para o território dos conquistadores, e o território de Samaria foi ocupado por não judeus. Logo os judeus não se dão com os samaritanos, em parte porque fizeram um novo centro de adoração ao Senhor depois da divisão do reino, e em parte porque são estrangeiros.
Com uma religiosidade aprendida com seus antepassados, descendentes de Jacó (v.12), esta mulher participava de cerimônias de adoração religiosa, com data e locais específicos: “neste monte”. Amava as tradições, os ritos e os lugares, mas ainda não conhecia a essência do verdadeiro amor e adoração a Deus (v.24).
É possível a qualquer pessoa ir à igreja, respeitar certas datas, participar dos cultos, contribuir e ainda assim não conhecer a Deus. Assim era a samaritana: Amava a tradição religiosa, mas ainda não conhecia ao Senhor.

3. RECEBEU O AMOR DE CRISTO (V. 25,26) “Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias...eu o sou, eu que falo contigo.”
Ela foi amada por Jesus, que se revelou naquele momento e lhe deu uma grande oportunidade. A Bíblia nos mostra que Deus é o Deus da segunda chance, da oportunidade. Logo, a Igreja, que é o corpo de Cristo, também deve espelhar este modelo de amor, o amor incondicional. Como disse certa vez o Pr. Adair Gomes da Luz, “A Igreja não é um clube de santos, mas um hospital de doentes”. Mesmo que a comunidade como instituição possua suas normas, não pode ser fria a ponto de abrir mão do amor e acolhimento às pessoas que estão com sede espiritual, em busca da restauração de suas vidas.
A mulher samaritana foi amada por Jesus e ao receber este grande amor, restaurou completamente sua vida.

4. AMOU AO PRÓXIMO (V. 28,29) “...deixou o seu cântaro, foi à cidade...”
Aquela mulher que estava solitária, após se encontrar com Jesus e saciar a sua sede espiritual, deixou o seu cântaro e foi à cidade para falar aos seus conhecidos e amigos sobre o amor que havia mudado a sua vida. Deixar o cântaro simboliza que não tinha mais sede. Ir à cidade mostra o seu desejo de compartilhar com outras pessoas aquele grande amor. Agora sim, havia encontrado um amor de verdade, não aqueles amores passageiros, que vêm por um momento apenas interessados em prazeres momentâneos e logo vão embora. Um amor que veio para ficar e mudar completamente a sua vida. Só quem tem amor de verdade pode distribuí-lo com os outros.
A samaritana foi amada por Jesus e espalhou o amor que recebeu com o seu próximo.
Ofereço estas quadrinhas a todas as mulheres que um dia já tiveram o privilégio de ter suas vidas restauradas pelo encontro com Jesus.

MULHER SAMARITANA: UMA MULHER REAL

I
A MULHER SAMARITANA
TEM HISTÓRIA INTERESSANTE
ESTAVA SOZINHA NO POÇO
NUM MUI DIFÍCIL INSTANTE
TINHA UMA VIDA ÁRIDA
TANTO POR DENTRO COMO POR FORA
SE TINHA SEDE DE ÁGUA
TINHA TAMBÉM DE AMOR
POIS CINCO DIVÓRCIOS JÁ PASSARA
EM SUA ALMA ERA GRANDE A DOR

II
MAS VIU OPORTUNIDADE
QUANDO A JESUS ENCONTROU
UM PROFETA COM AFETO
SUA HISTÓRIA REVELOU
NÃO PERDEU AQUELA CHANCE
RECEBEU ÁGUA COMPLETA
E AOS SEUS COMPATRIOTAS
CHEIA DE ALEGRIA E VIGOR
ANUNCIOU QUE TINHA ACHADO
O SEU GRANDE SALVADOR

Que Deus as abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário